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Iatã Canabrava

Iatã Canabrava
(São Paulo/SP 1962)

Ficomicetos I
Fotografia em processo direto sobre papel cor/ 1998
80 X 105 cm

Ficomicetos II
Fotografia em processo direto sobre papel cor/ 1998
85 X 130 cm

A fotografia brasileira vive um final de século mais incorporada às artes visuais. São muitos os nomes em ascensão. Iatã Canabrava, agitador da imagem fotográfica desde o início dos anos 80, é um. Vive e trabalha na Vila Madalena. Devora, come e respira luzes. A seqüência em exposição foi feita este ano e problematiza lances pontuais da fotografia atual. Alcança impacto em vários momentos, dando impressão de serem trabalhados digitalmente, através de um processo não convencional. Depois das tantas voltas da arte por maneiras e suportes, das instaurações e contaminações, Canabrava desenvolve uma técnica às avessas para a fotografia de autor. São registros feitos no Rio de Janeiro, que depois foram guardados indevidamente, por algum tempo, submetido a toda espécie de elementos nocivos, anti-biômicos , prejudicando o processo de revelação. Além disso acrescentou substâncias corporais (até suor, saliva e esperma), deteriorando o mais possível os negativos, transportados após para novas matrizes. O resultado é bastante interessante visualmente e faz-nos ponderar sobre a frase de André Breton , adaptando-a a este momento: "além do jardim, e depois do (des) necessário, encontra-se o belo".

Brazilian photography is more incorporated into visual arts at the turn of this century. Many are the names on the rising. Iatã Canabrava, a provocateur in photography since the early 80’s, is one of them. He lives and works in the district of Vila Madalena, in São Paulo. He devours, eats and breathes lights. His sequence of images in the exhibition has been done this year, and they discuss the events of present-day photography. It has many outstanding moments that seem to have been digitally worked up, through an unconventional process. After so many turns of art through manners and supports, of renovation and contamination, Canabrava develops a different technique for authorial photography. They are photographs taken in Rio de Janeiro, which have been improperly kept, submitted to all kinds of harmful elements - thus jeopardizing the development process – and which have resulted in a visual strangeness at the end.

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